quinta-feira, 8 de abril de 2010

Conhecendo a Robótica!


Um robô (ou robot) é um dispositivo, ou grupo de dispositivos, eletromecânicos ou biomecânicos capazes de realizar trabalhos de maneira autônoma, pré-programada, ou através de controle humano. Os robôs são comumente utilizados na realização de tarefas em locais mal iluminados, ou na realização de tarefas sujas ou perigosas para os seres humanos. Os robôs industriais utilizados nas linhas de produção são a forma mais comum de robôs, porém esta situação esta mudando recentemente devido à popularização dos robôs comerciais limpadores de pisos e cortadores de gramas. Outras aplicações incluem o tratamento de lixo tóxico, exploração subaquática e espacial, cirurgias, mineração, busca e resgate, e localização de minas terrestres. Os robôs também aparecem nas áreas do entretenimento e tarefas caseiras.
O termo robô tem origem na palavra checa robota, que significa "trabalho forçado". O robô presente no imaginário mundial teve origem numa peça do dramaturgo Karel Čapek, na qual existia um autômato com forma humana, capaz de fazer tudo em lugar do homem.

Robô de demolição

De acordo com a American Heritage Dictionary, a robótica é a ciência ou o estudo da tecnologia associado com o projeto, fabricação, teoria e aplicação dos robôs. A palavra robótica foi utilizada primeiramente impressa na história de ficção científica de Isaac Asimov "Liar!" (1941). Nela, o autor se refere às 'três regras da robótica' que posteriormente se tornaram as "Três Leis da Robótica" na publicação de ficção Eu, Robô.
1-Um robô não pode machucar um ser humano, ou, por omissão, permitir que um ser humano se machuque.
2-Um robô deve obedecer as ordens recebidas pelos seres humanos, a não ser no caso de estas ordens entrarem em conflito com a Primeira Lei.
3-Um robô pode proteger sua própria existência, contanto que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou Segunda Leis.


Robô do filme "Eu,Robô"

Quando os roboticistas tentaram imitar os movimentos humanos e de animais em robôs, eles descobriram que isto era muito difícil de ser realizado, necessitando de muito mais poder computacional do que estava disponível na época. Então, foi dada ênfase a outras áreas de pesquisa. Robôs simples utilizando rodas foram utilizados para conduzir experimentos sobre comportamento, navegação e planejamento de percursos. Estas técnicas de navegação atualmente se encontram disponíveis nos sistemas de controle de robôs autônomos. O exemplo mais sofisticado de um sistema de navegação autônomo disponível inclui um sistema de LASER e o sistema VSLAM (Localização e Mapeamento Visual Simultâneos) da ActivMedia Robotics e da Evolution Robotics.


Trabalhando em conjunto, pesquisadores da Suécia, Espanha, Alemanha, Itália e Suíça desenvolveram um método que permite a fabricação em massa de “micro-robôs” completamente funcionais e incrivelmente pequenos: apenas 4mm de comprimento

Alguns cientistas acreditam que os robôs serão capazes de se aproximarem a uma inteligência semelhante à humana na primeira metade do século 21. Mesmo antes destes níveis de inteligência teóricos serem obtidos, especula-se que os robôs podem começar a substituir os humanos em muitas carreiras com trabalho intensivos. O pioneiro da cibernética Norbert Wiener discutiu alguns destes temas em seu livro The human use of human beings (1950), no qual ele especulou que a tomada de tabalhos humanos pelos robôs pode levar a um aumento no desemprego e problemas sociais a curto prazo, porém que a médio prazo isto pode trazer uma riqueza material às pessoas na maioria das nações.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Robot


A robô HRP-4C foi criada para ser uma réplica de uma mulher japonesa comum: pele clara, cabelo liso e rosto fino. Mas com alguns diferenciais, como 30 motores pelo corpo (8 só na face) e também partes da anatomia prateadas.



Na ROBO JAPAN 2008, em Yokohama, a Honda demonstrou ASIMO.
ASIMO está sendo desenvolvido com a expectativa de realmente usá-la na vida diária em um futuro próximo.
ASIMO é de 130 cm de altura e pesa 54 kg. Ele usa uma avançada tecnologia de andar a andar eretos a 6 km / h. Mesmo quando ambos os pés ASIMOs estão fora do chão, ele pode controlar ativamente sua postura, de modo que ele anda em linha reta.
ASIMO usa câmeras de olho em sua cabeça e sensores de força em seu pulso para detectar o movimento de pessoas. Ele pode confiantemente com sua mão dar objetos para as pessoas, e recebê-los bem.
ASIMO também pode combinar andar com os movimentos do braço para dar um espetáculo de dança. A melhoria da tecnologia anunciada no final de 2005 permite uma melhor coordenação motora global, assim ASIMO pode mover-se mais flexível e mais rápido, mantendo o seu equilíbrio

Nenhum comentário: