domingo, 4 de outubro de 2009

Projeto Natal!



O principal anúncio da Microsoft na E3 foi um sistema de controle que utiliza apenas detecção de movimento e reconhecimento de voz.
Diferente dos sistemas anteriores, como o PlayStation Eye e a Xbox Live Cam, que fazem apenas a leitura da silhueta da imagem captada por uma câmera, o Projeto Natal efetivamente consegue perceber espacialmente o jogador.

Basicamente, foi dada visão binocular ao console de videogame, conferindo a ele a capacidade de medir distâncias.

Segundo a Microsoft, o aparelho combina uma câmera colorida, sensor de profundidade, microfone e processador especial. Diferente de câmeras e controles 2D, o Project Natal acompanha o movimento do corpo do jogador tridimensionalmente, enquanto responde a comandos, instruções e até mesmo mudança de tom na voz.



O grande X do sistema é o processamento independente do que o aparelho capta. Uma CPU embutida no aparelho trata as informações e as manda como instruções simples para o videogame. Na prática, isso desafoga o videogame, que pode se concentrar em fazer o processamento do game ou simulação que está rodando, sem gastar ciclos de processamento na interpretação da enorme quantidade de dados gerada pelo Projeto Natal.

O sistema foi batizado com o nome da cidade onde nasceu um dos responsáveis pelo projeto. O brasileiro Alex Kipman, nascido em Natal, no Rio Grande do Norte, é uma das pessoas principais por trás do revolucionário projeto. Ele, ao lado de Don Mattrick, ex- presidente da Electronic Arts e atual chefe da divisão de videogames da Microsoft, decidiram dar um passo além do que outras tecnologias oferecem, tirando os controles físicos da equação e transformando o ato de jogar em uma atividade muito mais orgânica e intuitiva.


Alex Kipman, o brasileiro responsável pelo revolucionário Project Natal!


Bill Gates confima Projeto Natal para PC

Todos gostaríamos de parecer bobos na frente do computador, não? Agora, isso não será um luxo só dos usuários do XBox 360. Bill Gates, o eterno chefão da Microsoft, basicamente confirmou que o Projeto Natal virá para PC também! Em uma entrevista à CNET, o homem do Windows disse que o periférico de captura de movimentos não é só para games, mas para "consumidores de mídia como um todo".

Gates disse que as divisões do Windows e do Xbox já testaram a tecnologia e ainda menciona seu uso em escritórios - não, ele não falou "Office", mas sim "office", ou seja, escritório. Prepare-se para levar muitos tapas involuntários enquanto estiver gesticulando para mover uma célula para outra coluna no Excel em seu local de trabalho.



Confira como é o Projeto Natal no vídeo abaixo

THQ: Projeto Natal será lançado em 2010

A Microsoft nunca divulgou publicamente uma data específica para o lançamento do Projeto Natal, mas parece que o CEO da THQ resolveu falar.

Brian Farrell, CEO da THQ, mencionou que a empresa criará jogos que farão uso do Projeto Natal e que o novo controle com sensor de movimento da Microsoft será lançado "até o final de 2010".

Claro que muita gente já havia especulado sobre isso, mas ver o CEO de uma empresa como a THQ mencionar isso abertamente é melhor do que confiar apenas em boatos criados por um ou outro site sobre games.

Nenhum comentário: