quarta-feira, 9 de setembro de 2009

TOP 10 FILMES DE ZUMBI '-'

- A Noite dos Mortos Vivos (George Romero – 1968)

Simplesmente o início de tudo. Clássico dos clássicos quando se fala de filme de zumbi, filme obrigatório quando se fala de história do cinema. O próprio diretor George Romero já fez quatro continuações: “O Despertar dos Mortos”, “O Dia dos Mortos”, “Terra dos Mortos” e “O Diário dos Mortos”. Pode-se dizer que se alguém um dia criar um “top 5 de filmes de zumbi e citar só filmes do Romero, a lista não estará errada… Teve uma boa refilmagem em 1990 dirigida pelo mestre da maquiagem, Tom Savini.

zombie2

- Zombi 2 (Lucio Fulci – 1979)

Nas décadas de 70 e 80, a Itália produziu muitos filmes de terror. Quase sempre com produções baratas e quase sempre na cola de filmes americanos. Mas produções baratas não significam falta de talento! Vários nomes hoje consagrados vieram desta onda, como Dario Argento, Lamberto Bava e Lucio Fulci. Claro que a onda de filmes de zumbi criada por George Romero teve seu reflexo por lá. E Fulci fez um dos melhores filmes de zumbi, digno de estar por aqui no top 10.

voltadosmortosvivos

- A Volta dos Mortos Vivos (Dan O’Bannon – 1984)

Divertidíssimo filme dirigido pelo roteirista de “Alien“, “A Volta dos Mortos Vivos” às vezes parece fazer parte da franquia de Romero. Só que os zumbis aqui são engraçados, e têm que comer cérebros vivos… Dois funcionários de um crematório descobrem um monte de barris lacrados de metal pertencentes ao exército com mortos-vivos dentro. Acidentalmente um desses barris vaza e libera o morto-vivo, o que começa uma cadeia de incidentes que culmina com o cemitério inteiro saindo das tumbas… Pérola de humor negro!

maldicaodosmortosvivos

- A Maldição dos Mortos Vivos (Wes Craven – 1988)

Um filme “sério” sobre zumbis. Afinal, é o único que fala de “zumbis de verdade”: o filme fala de vodu haitiano. Em vez de mortos que simplesmente voltam à vida, aqui os zumbis são pessoas enterradas vivas – e que voltam como zumbis. Um dos melhores filmes de Craven, o criador do Freddy Kruger.

fome-animal

- Fome Animal (Peter Jackson – 1992)

Antes da fama e dos Oscars pela trilogia “Senhor dos Anéis”, Peter Jackson era um diretor meio tosco na distante Nova Zelândia. Seus dois primeiros filmes foram o trash “Bad Taste – Náusea Total” e o esquisito “Meet The Feebles“, duas tosqueiras sem tamanho. Logo depois fez este “Fome Animal (Braindead)”, que não só está no top 10 de filmes de zumbi, como também entraria num top 10 de filmes trash. Situado nos anos 50, um macaco-rato da Sumatra inicia uma legião de zumbis. A cena final, aquela do cortador de grama, é antológica.

resident-evil-poster1

- Resident Evil (Paul W.S. Anderson – 2002)

Baseado num videogame, “Resident Evil” trouxe de volta a alegria de vermos no cinema zumbis devoradores de gente sendo aniquilados. Um vírus é libertado dentro de um grande escritório subterrâneo de uma grande corporação. Milla Jovovich, estilosa e linda como sempre, está deliciosa “kicking ass” de zumbis!

exterminio

- Extermínio (Danny Boyle – 2002)

Tecnicamente, não se trata de um filme de zumbis. Afinal, em vez de mortos voltarem à vida, aqui existe um vírus que transforma as pessoas em algo que se assemelha muito a zumbis (com a exceção de que aqui eles são rápidos). Mas, apesar deste detalhe, resolvi citar o filme, já que ele se insere no “contexto de zumbis”. Um cara acorda num hospital de Londres, e não tem absolutamente NINGUÉM nas ruas. Praticamente toda a população morreu ou virou “quase zumbi”. Ah, sim, é o mesmo Danny Boyle que ganhou o Oscar de melhor diretor este ano por “Quem Quer Ser um Milionário?“!

fido

- Fido (Andrew Currie – 2007)

Uma poeira cósmica cai na Terra e transforma os mortos em vivos. E aparece uma grande corporação craiando uma coleira controladora de zumbis, que viram escravos a serviço da população. Uma mistura de “Todo Mundo Quase Morto”, “Mamãe é de Morte” e “Mulheres Perfeitas”, “Fido” ainda consegue falar de temas sérios como o racismo. E isso tudo numa comédia! Humor negro de primeira!

http://blogdoheu.wordpress.com/2009/02/09/fido-–-o-mascote/

diaryofthedead

- Diário dos Mortos (George Romero – 2007)

Por que resolvi incluir mais este Romero e não os outros três? Bem, heu gosto de todos os cinco, mas este tem um detalhe diferente: a câmera subjetiva! Sim, como já fora feito em títulos como “Aconteceu Perto de Sua Casa”, “A Bruxa de Blair”, “Cloverfield” e “REC“, agora Romero nos coloca “dentro” da ação. Destaque para os efeitos especiais: as cenas violentas são abundantes, mas nunca cai pro escatológico – afinal, são os próprios personagens filmando!

http://blogdoheu.wordpress.com/2009/02/12/o-diario-dos-mortos/

planetaterror

- Planeta Terror (Robert Rodriguez – 2007)

Primeira parte do projeto Grindhouse, quando Quentin Tarantino e Robert Rodriguez resolveram fazer uma homenagem às sessões duplas que rolavam em cinemas poeiras nos anos 70, sempre com filmes vagabundos com roteiros que privilegiavam sexo e violência gratuitos. O filme fala de um gás venenoso que transforma pessoas em zumbis comedores de carne, e é trash até a medula: Rodriguez propositalmente deixou o filme cheio de falhas grotescas, tornando-o ainda mais divertido!

Nenhum comentário: